sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Santa Ângela Mérici - 27 de Janeiro



Santa Ângela Mérici, mulher de oração

Promoveu a restauração das jovens, das famílias, também foi ao encontro dos pobres e enfermos
Nasceu no ano de 1474 no norte da Itália. De uma família muito honesta, materialmente pobre, mas espiritualmente riquíssima, amava muito Cristo e sua Igreja. Os filhos foram crescendo assim, com o testemunho dos pais, inclusive Santa Ângela que, desde pequenina, já tinha vida de oração e penitência, buscava amar, cada vez mais, Deus.
Ela teve uma irmã e, com o tempo, seus pais vieram a falecer. Os filhos tiveram que sair de sua terra e morar com um tio. Ali, a irmã faleceu e, mais tarde, o tio. Quantas perdas! Mas Santa Ângela, mulher de oração, nunca acusou Deus, nunca se revoltou. Isso não quer dizer que não sentiu, não sofreu. Até Nosso Senhor, verdadeiro Deus, verdadeiro homem sofreu.
Inspirada pelo Espírito Santo, retornou para a sua terra natal e ali começou a fazer um trabalho muito providencial, confirmado pelo céu, porque teve um sonho de ver jovens com coroas de lírios caminhando para o céu. Naquele discernimento, ela agarrou a inspiração e foi trabalhar servindo jovens que corriam riscos morais.
O grupo daquele que se dedicavam a Deus foi crescendo, servindo no resgate à evangelização dos jovens e também na restauração das famílias. Ela foi com o coração aberto, cheio de amor para auxiliar, com as outras jovens, as famílias. Promoveu a restauração das jovens, das famílias, também foi ao encontro dos pobres e enfermos.
O Papa aprovou esta nova congregação que foi consagrada a Santa Úrsula, por isso, eram chamadas ursulinas, pois a própria Santa Úrsula apareceu para Santa Ângela. Ela que, aos 66 anos, partiu para o céu, hoje intercede não só pelas ursulinas, mas por todos que são Igreja.
Santa Ângela Mérici, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova em 2016

Santa Ângela Mérici


Ângela nasceu em 21 de março de 1474, em Desenzano del Garda, Itália. De uma família muito honesta, materialmente pobre, mas espiritualmente riquíssima, amava muito Cristo e sua Igreja. Com o testemunho dos pais, Ângela e a irmã foram crescendo. Desde pequenina, Ângela já tinha uma vida de oração e penitência, onde buscava amar a Deus cada vez mais. Tinha o costume de reunir-se com o pai para ouvir sobre a vida dos santos e começou a nutrir uma devoção a Santa Úrsula.
Quando tinha 15 anos, os seus pais e a irmã vieram a falecer, sendo assim, ela precisou morar com um tio. Mulher de oração, nunca acusou Deus nem se revoltou. Tinha em seu coração o desejo de retornar à sua terra natal para levar uma vida mais austera e penitencial. Cinco anos após a morte de seu tio, retornou para Desenzano, dedicando-se às obras de misericórdia espirituais e corporais. Começou a fazer um trabalho muito providencial, confirmado pelo céu, porque teve um sonho de ver jovens com coroas de lírios caminhando para o céu. Naquele discernimento, ela agarrou a inspiração e foi trabalhar servindo jovens que corriam riscos morais.
Em 1516, Ângela foi enviada por seus superiores à Bréscia para assistir a viúva Catarina Patendola. Na cidade, ela mostrou um laicato cada vez mais comprometido com a caridade, enriquecido pela sensibilidade feminina.
Ao receber uma segunda visão, decidiu-se por fazer uma peregrinação por locais sagrados, como Mântua e o Monte Sagrado de Varallo. Em 1524, seu próximo destino foi a Terra Santa. Foi nesta viagem que, de repente, Ângela perdeu a visão. Sem desanimar, ela aceitou a sua deficiência momentânea como um sinal da Providência Divina, para olhar para os lugares sagrados com um olhar do Espírito. Teve a sua visão recuperada enquanto rezava diante do Crucifixo.
Regressando à Itália, em 1525, foi em uma romaria à Roma, onde alicerçou seu carisma, tanto que Papa Clemente VIII propôs que ela permanecesse na cidade. Contudo, Ângela não aceitou, retornando à Bréscia, pois queria cumprir a sua visão celeste.
Em 25 de novembro de 1535, com o apoio de doze colaboradoras, Ângela fundou a “Companhia de Santa Úrsula”, onde a Regra de vida era estar fora do convento dedicando-se à instrução e à educação de mulheres, com voto de obediência ao Bispo e à Igreja. A ideia principal de Santa Ângela era que as mulheres se santificassem para santificar a família e a sociedade.
Faleceu em 27 de janeiro de 1540, com a idade de 66 anos. Seus restos mortais estão na igreja de Santa Afra, na Bréscia. Sua fama de santidade tornou-se muito evidente, tanto que em 1544, Papa Paulo III elevou a sua Companhia a um Instituto de Direito Pontifício, permitindo que as Ursulinas pudessem atuar além dos confins da Diocese.
Em 1768, Ângela Mérici foi beatificada pelo Papa Clemente XIII e, em 24 de maio de 1807, foi canonizada pelo Papa Pio VIII.
Santa Ângela Mérici, rogai por nós!

Referência:
vaticannews.va

Santa Ângela de Mérici

Santa Ângela de Mérici
1470-1540

Fundou a Congregação
das irmãs de Santa Úrsula

Ângela Mérici nasceu em 1470, na cidade de Desenzano, no norte da Itália. O período histórico era o do Renascimento e da Reforma da Igreja, provocada pela doutrina luterana. Os pais eram camponeses pobres e muito religiosos. E desde pequena, ela teve seu coração inclinado pela vida religiosa, preferindo a leitura da vida dos Santos.
De fato, sua provação começou muito cedo, na infância, quando ficou órfã de pai. Logo em seguida perdeu a mãe e a irmãzinha, com quem se identificava muito. Assim, ela foi viver na casa de um tio, que a havia adotado, mas que também veio a falecer. Voltou à terra natal. Depois de passar dias e dias chorando, com apenas treze anos, pediu para ingressar num convento, entrando para a Ordem Terceira de São Francisco de Assis.
Ângela tinha apenas o curso primário e chegou a ser "conselheira" de governadores, bispos, doutores e sacerdotes. Os seus sofrimentos, sua entrega à Deus e a vida meditativa de penitência lhe trouxeram, através do Espírito Santo, o dom do conselho, que consiste em saber ponderar as soluções adequadas para todas as situação da vida.
Ela também, percebeu que naquele momento histórico, as meninas não tinham quem as educassem e livrassem dos perigos morais, e que as novas teorias levavam as pessoas a querer organizar a vida como se Deus não existisse. Para lutar contra o paganismo, era preciso restaurar a célula familiar. Inspirada pela Virgem Maria, fundou a Comunidade das irmãs Ursulinas, em homenagem a santa Úrsula, a mártir do século IV, que dirigia o grupo das moças virgens, que morreram por defender sua religião e sua castidade.
Ângela acabou se tornando a portadora de uma mensagem inovadora para sua época. Organizou um grupo de vinte e oito moças, para ensinar catecismo em cada bairro e vila da região. As "Ursulinas" tinham como finalidade a formação das futuras mães, segundo os dogmas cristãos. Ângela teve uma concepção bastante revolucionária para sua época, quando se dizia que uma sólida educação cristã para as moças só seria possível dentro das grades de uma clausura.
Decidiu que era a hora de fazer a comunidade se tornar uma Congregação religiosa.Consta, pela tradição, que antes de ir à Roma para dar início a esse projeto, quis fazer uma peregrinação em Jerusalém. Assim que chegou, ficou cega. Visitou os Lugares Sagrados e os viu com o espírito, não com os olhos. Só recobrou a visão, na volta, quando parou numa pequena cidade onde existia um crucifixo milagroso, foi até ele, rezou e se curou. Anos depois, foi recebida pelo papa Clemente VII, durante o Jubileu de 1525, que deu início ao processo de fundação da Congregação, que ela desejava.
Ângela a implantou na Bréscia, dez anos depois, quando saiu a aprovação definitiva. E alí, a fundadora morreu aos setenta e cinco anos, em 27 de janeiro de 1540 e foi canonizada, em 1807. Santa Ângela de Mérici, atualmente, recebe as homenagens no dia de sua morte.
Fonte: Paulinas e Catolicanet em 2014

Santa Ângela de Mérici

A fundadora das ursulinas, primeira congregação feminina dedicada à educação, nasceu em 21 de março de 1470 no Desenzano, na Lombardia. Os pais da santa, mais piedosos que ricos, a educaram na fé cristã. Ambos morreram quando Ângela tinha 10 anos, que junto com seus dois irmãos se mudaram para a casa de um tio.
À idade de 25 anos voltou ao seu povoado natal. Ficou muito surpresa com a ignorância das crianças, a quem seus pais não podiam ou não queriam ensinar nem mesmo o catecismo mais elementar. Sentindo-se chamada a resolver este problema, decidiu falar com algumas amigas que de imediato decidiram seguir generosamente à santa. As boas mulheres lideradas por Ângela, começaram a reunir as meninas da cidade e educá-las sistematicamente. Logo, a obra começou a ter seus frutos, e Santa Ângela foi convidada a fundar outra escola em Brescia.
Por volta do ano de 1533, a santa começou a formar várias jovens seletas em uma espécie de noviciado informal. Doze dessas jovens foram viver com ela em uma casa nas proximidades da igreja de Santa Afra. Dois anos depois, 20 jovens se consagraram ao serviço a Deus e a santa as colocou ao serviço de Santa Úrsula, a padroeira das universidades medievais. Por isso, as filhas de Santa Ângela conservaram o nome de ursulinas. Em 25 de novembro de 1535 foi a data da fundação da Ordem das Ursulinas. As ursulinas se reuniam para ensinar e praticar a oração, executavam trabalhos que lhes eram encomendados e procuravam leva uma vida de perfeição na casa paterna.
Entretanto, apesar das mudanças, as ursulinas conservam até o dia de hoje a finalidade para a qual foram criadas: a educação das meninas, principalmente de meninas pobres. Nas primeiras eleições, a santa foi nomeada superiora e exerceu o cargo durante os últimos cinco anos de sua vida. A princípios de janeiro de 1540, caiu doente e morreu em 27 do mesmo mês. Em 1544, uma bula de Paulo III confirmou a Companhia de Santa Úrsula, e a reconheceu como congregação. Foi canonizada em 1807.
Santa Ângela de Mérici
NascimentoNo ano de 1470
Local nascimentoBréscia (Itália)
OrdemFundadora das Irmãs Ursulinas
Local vidaBréscia (Itália)
EspiritualidadeCerta vez, ao observar como viviam as jovens mais pobres da sua comunidade e arredores, percebeu também que não participavam do catecismo ou iam à escola. As únicas pessoas que tinham acesso à escola, ou eram nobres ou freiras. Reuniu amigas que pertenciam a Ordem Terceira de São Francisco e formou um mutirão para construir uma escola. Tal iniciativa foi tão bem sucedida que outras cidades vizinhas passaram a fazer o mesmo, enviando-lhe convites para orientações. E de forma simples, informal surgiu um grupo de professoras que tinha como único objetivo servir a Deus no próximo. Cerca de dez anos após, em 1535, Ângela convocou novamente sua companheiras decidida a formar um grupo onde todos os integrantes dedicassem suas vidas à educação e ao compromisso cristã, na Bréscia. Elas se chamariam Ursulinas, numa homenagem à Santa Úrsula, padroeira da ordem com o objetivo de formação cristãs das futuras mães de família. As consagradas de sua ordem eram virgens e permaneciam em parte com a família, não faziam votos especiais mas obrigavam-se a seguir as regras da fundadora. Visitavam a enfermos e faziam outros tipos de caridade. Este foi o primeiro grupo de mulheres religiosas a trabalhar fora de um convento e a se dedicar ao ensino! Sua sucessora introduziu uma modificação restritiva, adotando um hábito especial e Paulo VI finalmente concedeu os votos solenes.
Local morteItália (Bréscia)
Morte27 de Janeiro de 1540, aos 70 anos de idade
Fonte informação|Santo nosso de cad adia, rogai por nós
OraçãoDeus, nosso Pai, abri o nosso entendimento para compreendermos que a vida é sempre um acreditar mais uma vez; um ato de fé que fazemos a cada passo, a cada instante, a cada dia, até o último momento de nossa vida. Santa Ângela a vós confiou toda a sua existência, os momentos tristes e felizes, os bons resultados e os fracassos, seus sonhos e pesadelos. De vós recebeu amparo, socorro, proteção até o fim. Quando tudo nos parecer adverso, quando o mundo nos parecer mau e perverso, ajudai-nos, ó Deus de Amor e de Ternura, a continuar acreditando, a ter forças para dar mais um passo. Que saibamos o significado do que é viver plenamente a vida que nos destes: Amar-nos uns aos outros como Jesus nos amou.
DevoçãoA Cristo nos mais necessitados
PadroeiroDos necessitados
Outros Santos do diaÂngela de Mérici (fund.); Emério e Cândida, Devota, Maura, Teodorico e Domiciano (confs); Lupo (bispo); Julião, Avito, Dativo, Vicente (mártires); Mariano (abade); Vitalino (papa); Enrique de Ossó Y Cervelló (fund).
Fonte: ASJ em 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário