quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

São Felix de Nola - 14 de janeiro

FELIX DE NOLA
Bispo, Santo
+ 255

Filho mais velho de Hermias, um soldado sírio que tinha se retirado para Nola. Após a morte de seu pai, Felix  vendeu quase todos os seus bens e deu para os pobres e passou a seguir a sua vocação clerical. Ordenado pelo bispo Maximus de Nola.Durante as perseguições do Imperador Décius, o velho bispo ajudado por Felix fugiu para as montanhas e Felix foi preso,  surrado e torturado para renegar a sua fé. A lenda diz que um anjo o livrou da prisão para que ele cuidasse de seu bispo doente.
Felix escondeu Maximus em uma casa abandonada. Diz ainda a tradição que quando os dois estavam seguros dentro desta velha casa uma aranha rapidamente teceu uma enorme teia sobre a porta de modo que todos pensassem que a casa estava abandonada há tempos.Os soldados imperiais por lá passaram e não entraram devido a enorme teia e os dois cristãos ficaram assim seguros lá dentro.
Com a morte de Décius em 251 as autoridades encerraram as perseguições aos cristãos.
Após a morte do Bispo Maximus Felix foi escolhido para ser o bispo de Nola, mas recusou a favor de Quintus um padre mais antigo e mais experiente.
Felix passou a explorar a sua pequena fazenda  e dava tudo que nela produzia para os pobres e doentes. A pouca informação que temos sobre São Felix vem de cartas e poesias que enviava para São Paulinus de Nola, que serviu como um porteiro na igreja dedicada a São Felix e que reuniu informações sobre ele dos peregrinos e dos paroquianos e mais tarde escreveu uma espécie de biografia de São Felix de Nola.
Felix faleceu em 255 de causas naturais, mas é normalmente listado como  mártir, devido as torturas e privações de que foi vitima durante as perseguições aos cristãos.
Seu túmulo tornou-se local de peregrinações e vários milagres foram creditados  a sua intercessão.
Ele é invocado contra doenças nos olhos e picadas de insetos.
Na arte litúrgica da Igreja ele é representado como: 1 ) jovem padre na prisão; ou 2) um jovem padre carregando um velho bispo; ou 3) um padre acorrentado com um anjo removendo os grilhões; ou 4) um jovem com um aranha; ou 5) um jovem com uma teia de aranha a sua frente; ou 6) um jovem em uma velha casa  com uma teia de aranha na porta.
FONTE: http://www.santosdaigrejacatolica.com/sao-felix-de-nola.html
http://alexandrinabalasar.free.fr/felix_de_nola_bispo.htm

São Felix de Nola

Natural de Nola, abraçou o serviço apostólico desde muito jovem. Ao morrer seu pai, Felix distribuiu sua herança entre os pobres e foi ordenado sacerdote por São Máximo, Bispo de Nola. Ao iniciar uma cruel perseguição conta a Igreja, Máximo fugiu para o deserto para continuar a serviço de seu rebanho. Ao não ser encontrado pelos soldados romanos, Felix, que o substituía em seus deveres pastorais, foi preso, açoitado, carregado de correntes e trancado no calabouço cujo piso estava cheio de vidros.
Entretanto, o Anjo do Senhor apareceu-lhe e lhe ordenou ir em auxilio de seu Bispo, que estava quase morto de fome e de frio. Frente a sua incapacidade de fazer voltá-lo a si, o Santo recorreu à oração e no lugar apareceu uma parreira de uvas, cujas gotas derramou sobre os lábios do mestre, que recuperou a consciência sendo conduzido em seguida a sua Igreja. Felix permaneceu escondido orando permanentemente pela Igreja até a morte de Décio; entretanto, continuou sendo perseguido até que se estabeleceu a paz da Igreja. Morreu no meio da pobreza e o serviço aos mais necessitados, a pesar de ser eleito bispo de Bispo de Nola.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=186

Nenhum comentário:

Postar um comentário